Oficinas de Educomunicação

A Educomunicação é uma área do saber que aproxima os campos da educação com a comunicação social. Ela diz respeito tanto a pesquisas como a ações reais de intervenção social.

A Filó oferece a instituições e grupos organizados oficinas de educomunicação envolvendo diferentes segmentos e faixas etárias, sempre usando as ferramentas da comunicação – como a produção de vídeos, programas de rádio, blogs e fotografias – para fomentar reflexões, incentivar a troca de saberes e motivar a transformação.

Apoiado em diálogo e discussão sobre temas livres ou específicos, o resultado da oficina se dá no processo, valorizando a aprendizagem da vivencia em grupo e da compreensão dos temas.  Nas oficinas já foram trabalhados conteúdos como meio ambiente, bacia hidrográfica, poesia, software livre, comunicação alternativa, identidade, sexualidade, literatura de Agatha Christie, e muitos outros temas. Tudo pode ser adaptado e comunicado nestas atividades!

Entre os anos de 2009 e 2012 a FILÓ coordenou, junto a Iandé Educação e Sustentabilidade o projeto Educomunicamos! Ponto de Cultura, ligado ao Instituto Terra Mater e financiado pelo Ministério de Cultura e Secretaria de Estado da Cultura.